Manual obrigatório para o século XXI: As 10 faces da inovação

Manual obrigatório para o século XXI: As 10 faces da inovação

Manual obrigatório para o século XXI: As 10 faces da inovação

Uma das empresas de design e consultoria de inovação mais prestigiadas do Vale do Silício, a IDEO escreveu seu nome entre o alto escalão de companhias mais relevantes do mundo em termos de Design Thinking — conceito que consolidou a marca no mercado, tendo atuado com nomes como Apple e Facebook.

Com uma abordagem que prioriza o fator humano, a IDEO centraliza seus serviços em um job to be done de experiência elevada e soluções disruptivas que atingem diretamente o consumidor. E a magia da empresa está em pesquisas e mais pesquisas direcionadas ao real desejo dos clientes. Sua base vem de como as pessoas compram, usam, integram e descartam os produtos.

Tais métodos de estudo e observação são apenas a ponta do iceberg de uma companhia que opera com inovação na veia. Nua e crua. Adentrando na raiz do comportamento humano, a IDEO estimula o pensamento criativo.

Tom Kelley mudou as regras do jogo ao identificar papéis (ou personas) que um colaborador pode incorporar e contribuir no desenvolvimento dos negócios. As características são vias para impulsionar novas ideias, com arquétipos vívidos aplicados no cotidiano de companhias, independente do porte.

Em parceria com Jonathan Littman, Kelly escreveu o consagrado livro “As 10 Faces da Inovação”, uma leitura obrigatória para (intra)empreendedores de diferentes perfis. As competências tipificam e definem personagens fundamentais dentro da estrutura corporativa, que atuam de forma coordenada e complementar. Abordo aqui um pouco sobre cada uma delas.

(1) Antropólogo: responsável por analisar cenários e pessoas, mapeando seus comportamentos e decisões. A antropologia é o estudo social do ser humano, logo, nada mais favorável do que contar com um observador para a coleta de dados e novos insights.

(2) Experimentador: enquanto o antropólogo traz novas ideias, o experimentador as executa. Como o próprio nome diz, é aquele que busca a maestria pela tentativa e erro. Inclinada a projetar protótipos, é a face do impulso ativo e da inquietação.

(3) Polinizador: alinhado à ambidestria, o polinizador é o sujeito de cruzamento de informações. Inovadores por natureza, conectam ideias de diferentes universos e reaproveitam processos de terceiros para novas atribuições. Estão ligados às pesquisas, conhecimentos e percepções.

(4) Saltador de Obstáculos: um eterno insatisfeito, quer ir sempre além do que já foi dito e feito. Em constante busca por superação, não existem barreiras para o saltador. De acordo com Kelley, é o tipo de profissional útil para momentos de crise.

(5) Colaborador: podemos defini-lo também como um mediador. É quem está envolvido com parcerias, a cola que interliga empresas e pessoas. O verdadeiro profissional do networking e das conexões.

(6) Diretor: responsável por desenvolver equipes sinérgicas, o diretor sabe acender os potenciais de cada um. Tem expertise em liderar times, gerenciar projetos, orquestrar e distribuir tarefas e atribuições.

(7) Arquiteto de Experiências: disruptivo, busca ir além da expectativa e necessidade das pessoas. É a face que empurra as demais para fora do lugar comum e procura sair das percepções banais.

(8) Cenógrafo: com sentidos aguçados, é o profissional que cria ambientes e contextos, pois sabe que a atmosfera da empresa impacta diretamente a produtividade, a criatividade, o comportamento e o engajamento de cada um.

(9) Cuidador: todo bom negócio precisa de um cuidador. São pessoas que sabem fazer o cliente se sentir especial e procura entender suas necessidades e expectativas. É quem promove a personalização dos serviços, pois conhece seu consumidor de perto, quase como alguém da família.

(10) Contador de Histórias: por fim, mas não menos importante, temos o contador de histórias. Um comunicador nato, é o profissional que sabe vender seu peixe com um bom storytelling.

Aqui no BNDES, esses conceitos são utilizados em nosso laboratório de soluções digitais, liderado pelo nosso superintendente de TI, Fernando Lavrado, pelo grande Eduardo Câmara e pela excelente Vanessa Almeida, nossa gerente de Inovação Digital. Muita coisa bacana já saiu dessa forma de olhar negócios por aqui, como o Canal MPME - a melhor solução para tomar crédito com foco em MPMEs que eu conheço.

Quais faces você identifica em si mesmo? E em seu time? Tem alguma boa história para contar sobre a metodologia?

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